Equivalência de estudos fora do Québec

Semana passada chegou o resultado da minha equivalência de estudos fora do Québec (Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec). Graças a Deus deu tudo certo e reconheceram o meu bacharelado como “Études universitaires de premier cycle complétées (programme de trois années de baccalauréat)”.

Eu tinha um certo receio dessa equivalência, já que eu não cursei uma universidade federal no Brasil, mas tudo deu certo, não tive nenhum problema. Eu sei que temos a informação de que para informática não é necessária essa equivalência, já que não existe um órgão ou conselho regulamentando a profissão aqui, mas a Momentum me solicitou essa equivalência e eu tive que fazer.

A principal razão para eles me pedirem essa equivalência é que eles trabalham muito para o governo, que exige que todos os funcionários, mesmo os terceirizados, tenham seus estudos reconhecidos aqui. Para a contratação na própria Momentum, não foi preciso nem tradução, mas para trabalhar de fato em um cliente, isso poderia ser solicitado, daí, me pediram logo para fazer.

O processo todo é bem simples, nesse site você acha todas as informações que precisa. Basicamente é assim:

  1. Traduz o seu diploma e histórico, se eles não estiverem em inglês ou francês, mas a tradução precisa ser por um tradudor do OTTIAQ. Só é preciso fazer a tradução do último diploma. No meu caso eu fiz do bacharelado porque a pós-graduação não vale, tem menos de 450 horas. O próprio MICC faz a tradução também, mas eu acho que o tempo que leva e o valor não compensam.
  2. Preencher o formulário e entregar mo MICC, se você estiver aqui. Se não estiver acho que pode enviar pelos correios, mas não sei direito como fazer, acho que no site tem.
  3. Recebe em casa o resultado da equivalência.

Bem, o processo todo é bem simples e foi até rápido, no meu caso, 1 mês para receber o resultado. Achei que demoraria mais, pode ser que a demanda esteja baixa por agora, sei lá!

Abração e até a próxima!

Publicado em 29/06/2012, em Diversos. Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. Marcio Andrade

    Diego, tudo bem !!

    Sobre aluguel de Apto: Qual foi a empresa que vc fechou contrato ? eles exigiram alguma coisa, do tipo: tivesse que pagar 2 alugueis adiantado ?

    Sobre Equivalência de Diploma : Vc pagou qto por tradução ?

    Sobre Curiosidade sobre a vila do Quebec: como é feita a divisão da cidade ? existe bairros com casas ou aptos mais novos de que outros ? o q fez vc escolher o lugar q vc esta morando ?

    Valeu e boa Sorte ai…

    Marcio Andrade
    Recife/Brasil

    • Fala Marcio,

      1) Não sei qual apartamento você está falando, imagino que seja o apartamento que aluguei por 1 ano. Na verdade eu apresentei as provas de que ja estava trabalhando e não tive que pagar nada adiantado.

      2) Paguei 180$ na tradução, mas meu histórico tem 4 folhas!

      3) Sim, existem partes mais novas da cidade que você acha apartamentos mais novos, sem cara de casas do século passado (a minha é do século passado)! Acho que Sainte-Foy e Beauport (Lebourgneuf) são alguns exemplos.

      4) Eu escolhi a minha casa pelo bairro, um bairro mais central e com facilidade de transporte, e que não fosse muito caro 😉 !

      Abraços,

      • Marcio Andrade

        Fala Diego !

        Valeu pelas dicas !! mas, !!!!

        Vc poderia indicar alguma(s) imobiliaria(s) dai ?? que sejam confiavéis e que atendam bem ?

        E vc já ta familiarizado com a cidade ??? Já conhece muita gente ??

        sim…e por coincidência, eu estou falando com um brasileiro que mora ai na ville de Quebec há alguns anos pelo blog dele… ele me responde sempre que tenho dúvidas, e por sorte ele é engenheiro também e ja me deu varias dicas…
        Endereço do blog dele: http://vidanovacanada.blogspot.com.br/

        Espero que lhe ajude !!

        Abraços….

        Marcio Andrade

  2. Oi Diego,
    muito bom o post, ajuda bastante quem está “no mesmo barco”! Outra coisa: conseguiu colocar só um sobrenome nos documentos?
    Bjo,
    Adriana.

    • Oi Adriana,

      Infelizmente nao. Eu conheço gente que conseguiu nao usar um segundo nome, mas os sobrenomes nao tem jeito, pelo menos foi o que a atendente do Service Canada me falou.

      Abraços,

  3. Oi Diego,
    você fez a equivalência de estudos já estando no Canada? Ou a partir do Brasil? Eu ainda estou no Brasil mas já gostaria de fazer essa equivalência a partir daqui.
    obrigada pela ajuda.
    Sylwia

  4. Como vao as coisas?

  5. Diego e Melinda, como vão?
    Estarei chegando em ville de quebec no começo de novembro, primeira semana…o que estão achando?
    Tem um bairro bonito que vi na internet que é o St. Foy, parece legal, vcs conhecem?
    queria saber se poderia ter o prazer de conhece-los aí, estamos chegando com visto de trabalho por 3 anos para trab. na GDG e minha esposa vai soments estudar no momento…

    email: vini_mcdba@yahoo.com .br
    abs e obrigado, seu blog foi bastante inspirador pra mim durante todo o processo!

    att.
    Vinicius

    • Fala Vinicius,

      Com a gente esta tudo bem sim! Esse bairro que voc falou realmente muito requisitado por brasileiros. Nao moramos la, mas moramos perto. Eu acho que um bom lugar tambm.

      Quando vocs chegarem aqui marcamos alguma coisa para fazer!

      Boa viagem e sucesso!

      Me adiciona no facebook, ai a gente mantem contato: http://www.facebook.com/diegobqb

      Diego Barreto

  6. Anderson Silva

    Oi Diego? Tudo bem?

    Fiquei com uma dúvida quanto a essa avaliação, não sei se você pode me ajudar.

    Também sou da área de TI e gostaria de fazer a EQUIVALÊNCIA do meu diploma mas no site do MICC eles dizem que essa avaliação comparativa não é nem um diploma nem uma equivalência de diploma… O problema é que não encontrei em lugar algum as informações sobre como e onde fazer a tal da equivalência. Parece que o negócio é lenda…

    Você tem alguma informação a respeito?

    Obrigado!

Deixe um comentário

